
(Foto: Jornal de Leiria)
Dedé marcou a grande penalidade que decidiu o jogo e, nos instantes finais da partida, assumiu o papel de guarda-redes e defendeu uma grande penalidade
Tudo aconteceu no último domingo, na primeira jornada da Série C do Campeonato de Portugal, frente ao GD Peniche, num jogo que acabou por ficar marcado por um desfecho inesperado.
A equipa principal do AC Marinhense parecia ter o encontro controlado, depois de se adiantar no marcador aos 65 minutos, através de uma grande penalidade convertida por Dedé. Nada fazia antever, porém, o que viria a suceder nos instantes finais.
O período de compensação revelou-se caótico. O árbitro prolongou o jogo em mais 16 minutos e a quantidade de cartões amarelos disparou. O guarda-redes Ohoulo Framelin, que já tinha visto um cartão aos 83’, voltou a ser advertido por protestos na sequência de uma falta dentro da área. O segundo amarelo transformou-se em vermelho e obrigou à sua expulsão.
Sem a possibilidade de fazer mais alterações para colocar outro guarda-redes, Dedé, o autor do golo, assumiu a baliza.
“O mister perguntou-me se já tinha defendido alguma vez. Disse-lhe que, profissionalmente, nunca. Ele respondeu: ‘Então vais tu, atiras-te para o lado esquerdo porque é o mais provável para ele bater’”, contou o avançado.
Envergando a camisola amarela, e com a coragem a sobrepor-se à incerteza, seguiu as indicações recebidas e encarou a grande penalidade adversária. “Não estava totalmente confiante”, reconhece.
Contra todas as probabilidades, Dedé transformou-se no herói inesperado ao deter o remate e segurar a vitória para o Marinhense, na primeira jornada do Campeonato de Portugal.
